Texto 9 de 2012

Quando a gente vive um pouco mais, um pouquinho que seja, ganha uma experiência do tamanho do mundo. Que existe uma porção de erros novos pra cometer, a gente sabe que existe, mas a gente não sabe cometê-los, só sabe cometer os mesmos de sempre, só sabe ler frases impactantes e achá-las bonitas, inquietantes. Faz exatamente um mês que eu li “Life begins at the end of your comfort zone”, e eu ainda ocupo a minha zona de conforto, eu ainda não cometi nenhum erro novo, talvez um pouco dos de sempre, mas nenhum erro novo. Me resigno ao pensar que mudanças levam tempo necessário maior do que apenas o do estalo de ler algo que lhe caia como uma provocação. Imagino se a lógica não seria a de que, por enquanto, uma oportunidade simplesmente surja, e só depois eu passe a criá-las. Acabo por proceder de forma analítica, menos impulsiva, mais sincera, menos recalcada. Sinto que passar a vida lendo milhares de coisas que me tirem do centro é infinitamente menos eficaz do que agir uma única e diminuta vez de forma não ortodoxa. E eu não to falando de amor, de emprego, de faculdade, de palavras, to falando de colocar a vida em risco por algo que valha a pena, qualquer coisa, como aquela poupança de emergências que a gente guarda por um tempão e de repente surge uma emergência, e aí a gente fica com medo de usar a poupança, fica sem saber se essa é a emergência certa, sabe? É a vida, a gente fica guardando, esperando a oportunidade de usar, de por em risco, e quando a oportunidade chega bate um medo desesperador, mas essa é a hora de sair da zona de conforto, essa é a hora em que não vale a pena dar um valor à vida maior do que ela realmente vale.

Sobre drepo

Pedro Lacerda, filho de Robson Lopes e Marivalda Lacerda, do Vale do Jequitinhonha.
Esse post foi publicado em Texto. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Texto 9 de 2012

Deixe um comentário

