A Melhor Forma de Contar uma História

amoraflordapele

No ultimo dia 9 eu postei um texto falando sobre como é definida a melhor forma de se contar uma história no filme Os Outros Caras (post original), depois dei uma opinião que consistia no fato de que aquilo era na verdade uma crítica à forma hollywoodiana de se contar uma história. Pois bem, repensando, na verdade creio que não. Existem duas formas de se contar uma história. A primeira forma é a forma linear, acessível, pouco instrutiva, pouco profunda, talvez até burguesa. A forma como vemos nas novelas, como vemos na maioria dos filmes, e até como vemos no Amnésia, que se você recortar e recolar acaba se transformando numa história linear como qualquer outra. Esse tipo de história não oferece reflexão na compreensão da obra, não oferece nenhum tipo de introspecção, apenas passa informações e as vezes nem isso. A outra forma de se contar uma história é a dita por Ershon no filme:

Eu acho que a melhor forma de se contar uma história é começando pelo fim, resumidamente, e então voltar para o início. E retornando ao fim às vezes, talvez dando mais perspectiva aos personagens para dar mais dinamismo, ou ficará uma história linear(chata).

Eu vejo aí uma forma de montagem que proporciona uma absorção do público junto ao filme por camadas, onde ele vai se aprofundando aos poucos e com isso se amarra junto a trama e força uma reflexão do espectador para que a obra funcione. Essa, creio eu, é uma forma mais honesta de se contar uma história, é uma forma onde o público pode perceber quais foram os níveis de pensamento pelos quais o autor passou na hora de compor. Vejo um exemplo no belíssimo Amor a Flor da Pele (foto) de Wong Kar Wai.

Anúncios

Sobre drepo

Pedro Lacerda, filho de Robson Lopes e Marivalda Lacerda, do Vale do Jequitinhonha.
Esse post foi publicado em Cinema e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s